Eduardo Bolsonaro usa carta de Trump para criticar dosimetria

Deputado diz que acusações contra Bolsonaro motivam atenção dos EUA ao Brasil e reforça que apenas a anistia pode encerrar o processo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) nesta 2ª feira (29.set.2025) que as acusações contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), podem ser o principal motivo da atenção dos Estados Unidos ao Brasil. Também declarou que a dosimetria não resolveria o que chamou de “perseguição”, mas que a anistia poderia encerrar o caso. 

Eduardo compartilhou a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento Trump critica as acusações Bolsonaro, condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. 

Na carta datada de 9 de julho de 2025, quando foram anunciadas as sanções impostas sobre produtos brasileiros em 50%, Trump afirmou que Bolsonaro foi um líder “altamente respeitado no mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos”.

Também classificou como uma “vergonha internacional” as acusações contra o ex-presidente, comparou o julgamento de Bolsonaro no STF com uma “caça as bruxas” e pediu a interrupção imediata da ação judicial. Leia a íntegra da versão do documento assinado por Trump, em inglês (PDF – 225 kB). Leia a íntegra em português. 


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com