Presidente da empresa, Ali Kadri afirma que a expansão do uso de gás natural beneficiará o desenvolvimento de tecnologias
O presidente da Consigaz, Ali Kadri, afirmou nesta 5ª feira (25.set.2025) que expandir a possibilidade do uso de GLP (gás liquefeito de petróleo) no mercado para aquecimento de piscinas e saunas abriria oportunidades para o mercado expandir suas linhas de atuação e desenvolver tecnologias.
“Se houvesse a liberação para novas aplicações, como o uso para aquecer piscinas, saunas ou para a geração de energia elétrica, teríamos novas frentes de desenvolvimento para o GLP. Teríamos um novo mercado do gás com a possibilidade de empresas do setor fazerem outros avanços”, afirmou em entrevista ao Poder360 no Liquid Gas Week, no Rio de Janeiro.
O uso do GLP no Brasil é regulamentado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que limita sua aplicação em especial ao consumo residencial, comercial e industrial específico.
Segundo Ali Kadri, o potencial de crescimento caso aplicações sejam liberadas é “exponencial”. A Consigaz enxerga nessa expansão a chance de desenvolver tecnologias voltadas para eficiência energética e soluções de aquecimento alternativas, além de aumentar a competitividade frente a outras fontes de energia, como eletricidade e gás natural.
Para o executivo, as novas possibilidades podem fomentar a competição entre as empresas distribuidoras de gás para uso doméstico e aumentar a “justiça” na atuação dos players.
“Não só a Consigaz, mas o mercado como um todo teria muito benefício com a diversificação de usos do gás. Além disso, também iria fomentar a competição entre energéticos, que hoje estão limitados nesse modelo atual. Os negócios não estão acessíveis para novos mercados. Outros players podem competir no mercado de GLP, mas o GLP não pode competir em outros mercados”, declarou.
PODER360 ENTREVISTA
O Poder360 transmite, ao vivo, entrevistas exclusivas com líderes do setor de GLP durante a Liquid Gas Week, realizada de 22 a 26 de setembro de 2025.
As conversas são exibidas no canal do Poder360 no YouTube em parceria com a AIGLP (Associação Iberoamericana de Gás Liquefeito de Petróleo). Inscreva-se no canal e ative as notificações.
Eis a programação desta 5ª feira (25.set):
- Tabajara Bertelli, presidente da Ultragaz;
- Carlos Rotella, presidente executivo no Grupo Edson Queiroz;
- Ali Kadri, presidente da Consigaz;
- Aurelio Ferreira, presidente da AIGLP e diretor de Desenvolvimento da Ultragaz;
- Fabiana Molina, diretora jurídica da Ultragaz.
LIQUID GÁS WEEK
A cidade do Rio de Janeiro recebe a Liquid Gas Week, principal encontro mundial do setor de GLP. O evento será realizado no ExpoMag, na Cidade Nova, com o tema “Entregando Energia para a Vida”.
Organizada pela WLGA (World Liquid Gas Association), pela AIGLP e pelo Sindigás, a conferência reunirá executivos, autoridades e especialistas de mais de 50 países.
A programação inclui plenárias, painéis técnicos, reuniões de negócios e uma feira com lançamentos de produtos e serviços.
Entre as autoridades confirmadas, estão:
O Poder360 fará cobertura especial nos dias 23, 24 e 25 de setembro, com transmissões ao vivo no canal no YouTube em parceria com a AIGLP. Durante o evento, serão realizadas entrevistas exclusivas com executivos e autoridades.
O PAPEL DO GLP
O GLP é um combustível limpo, eficiente e acessível, com impacto direto na qualidade de vida de bilhões de pessoas. No Brasil, 6º maior consumidor residencial do mundo, o gás é usado principalmente nos lares, com consumo per capita anual de quase 34 kg.
A edição deste ano terá como foco o valor essencial da entrega segura e confiável do GLP, discutindo inovação tecnológica, regulação do setor, transição energética e sustentabilidade.
O evento consolida o Brasil como um dos protagonistas no debate global sobre energia