No dia 23 de setembro, representantes da Rede de Culturas Tradicionais e Populares do Brasil participaram de uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar do Projeto de Lei 1176/2011, que institui o Programa de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares.
A Rede foi representada por Walter Cedro e Anderson Formiga, de forma presencial, e por Thereza Dantas, mestre Aurélio e mestra Jaciara, que acompanharam a reunião on-line.
Do lado do governo federal, participaram:
- Gustavo Ponce de Leon Soriano Lago, Secretário-Executivo;
- Mariana de Oliveira Dias Sá, Chefe de Gabinete;
- Thaisa Pires de Faria, Assessora Especial;
- além da Diretoria de Acompanhamento junto à Câmara dos Deputados (DACAM).
O encontro teve como pauta central a apresentação do PL 1176/2011, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2011 e busca garantir instrumentos de reconhecimento, proteção e valorização das guardiãs e guardiões de saberes tradicionais.
De acordo com os participantes, a reunião foi considerada positiva e sinalizou abertura do governo para apoiar o avanço da matéria no Congresso Nacional. “Reforçamos a expectativa de que, com o apoio do governo, o projeto avance na Câmara dos Deputados e siga para o Senado Federal, renovando assim nossas forças e energias para a próxima etapa dessa luta”, afirmaram os representantes da Rede.