Pesquisa Genial/Quaest indica que administração petista tem 51% de desaprovação e 46% de aprovação, apesar de intensa campanha publicitária sobre soberania em todos os meios de comunicação
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (17.set.2025) indica que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estacionou no último mês. Está em 46%, mesmo percentual do levantamento anterior, de agosto. O mesmo se dá com a desaprovação: permanece em 51%.
A estagnação é um revés para o Planalto, que tem feito intensa campanha sobre soberania em todos os meios de comunicação. No fim de agosto, por exemplo, o governo Lula lançou um filme publicitário exaltando o discurso patriótico a favor da soberania do Brasil em contraposição ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Já no 7 de Setembro, a gestão petista divulgou o jingle “Coração Brasileiro”.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas de 12 a 14 de setembro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. Eis a íntegra (PDF – 13 MB).
Eis o cenário completo divulgado pela Quaest:
A avaliação do trabalho de Lula no governo também se mostrou estável de agosto a setembro.
Eis as respostas à pergunta “Como você avalia o trabalho que o presidente Lula está fazendo?”:
- negativo: 38%;
- positivo: 31%;
- regular: 28%;
- não sabem/não responderam: 3%.