– Continua após a publicidade –
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou, nesta semana, a lista de convocados para o Campeonato Mundial Júnior de Judô 2025, marcado entre 5 e 8 de outubro, em Lima, no Peru. A delegação nacional contará com 20 atletas: 18 nas categorias individuais e dois para a disputa mista. Entre os nomes confirmados, três brasilienses se destacam e reforçam a presença do Distrito Federal na principal competição da categoria sub-21.
A judoca Nicole Marques (-52kg) chega ao Mundial embalada pelo bronze conquistado no último torneio Cadete e é uma das apostas do Brasil na busca por medalhas em Lima. Também na equipe feminina, Bianca Reis (-57kg), atleta do Pinheiros e natural de Brasília, retorna ao cenário internacional após ter conquistado bronze na última edição do Mundial Júnior e dois ouros nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025. No masculino, o Distrito Federal será representado por Lucas Takaki (-60kg), da Sogipa, medalhista de bronze no Pan Júnior.
Além dos brasilienses, o Brasil terá outros grandes nomes. Clarice Ribeiro (-48kg), tricampeã mundial cadete, busca confirmar a transição para o cenário júnior com mais um pódio. Já Dandara Camillo (-78kg) e Bianca Reis tentarão repetir as medalhas de bronze da última edição. No masculino, destaque para Gabriel dos Santos (+100kg), vice-campeão mundial cadete em 2022, e para os campeões pan-americanos da categoria, como Bruno Nóbrega (-66kg), Luan Almeida (-81kg), Jesse Barbosa (-90kg) e Gustavo Milano (-100kg).
– Continua após a publicidade –
A convocação coroa um ano de conquistas expressivas para o judô de base do Brasil. Em 2025, a equipe júnior somou 51 medalhas em competições internacionais (18 ouros, 15 pratas e 18 bronzes) e fez história nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, conquistando 15 medalhas em 15 possíveis, com 12 ouros, uma prata e dois bronzes.
O Mundial Júnior de Lima terá quatro dias de disputas: três dedicados às provas individuais e o último reservado para a competição por equipes mistas. Para os atletas brasilienses, a chance é de escrever novos capítulos em uma trajetória que vem consolidando o DF como celeiro de talentos no judô nacional.
Confira a Seleção convocada
Equipe Feminina
48kg — Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
48kg — Mariana Nunes (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
52kg — Nicole Marques (Espaço Marques/FEMEJU-DF)
57kg — Bianca Reis (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
57kg — Gyovanna Andrade (SESI-SP/FPJUDO-SP)
63kg — Ana Feitosa (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
63kg — Eduarda Bastos (Clube Paineiras do Morumby/FPJUDO-SP)
70kg — Maria Oliveira (SESI-SP/FPJUDO-SP)
78kg — Dandara Camillo (Sociedade Esportiva Palmeiras/FPJUDO-SP)
+78kg — Ana Soares (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
Equipe Masculina
60kg — Lucas Takaki (SOGIPA/FGJ-RS)
66kg — Bruno Nóbrega (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
73kg — Matheus Nolasco SOGIPA/FGJ-RS)
81kg — Enzo Trombini (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJUDO-SP)
90kg — Jesse Barbosa (SOGIPA/FGJ-RS)
90kg — João Segatelle (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
100kg — Gustavo Milano (AABB Curitiba/FPRJUDO-PR)
+100kg — Andrey Coelho (Grêmio Náutico União/FGJ-RS)
+100kg — Gabriel dos Santos (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
– Publicidade –