– Continua após a publicidade –
Nos últimos anos, o futebol candango tem vivido uma sina incômoda na Série D do Campeonato Brasileiro: virar ponto de parada obrigatório para quem sonha com o acesso. Nas últimas seis edições da competição, seis times que chegaram à terceira divisão nacional tiveram de cruzar o caminho de um representante do Distrito Federal e sempre saíram vitoriosos.
A lista chama a atenção pela quantidade de repetições de enredo. Barra-SC, Retrô-PE, Athletic-MG, Caxias-RS, Ferroviária-SP e Mirassol-SP passaram por Brasiliense ou Ceilândia nas etapas de mata-mata e se fortaleceram em direção ao acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Coincidência ou não, a série amplia o trauma recente do futebol candango na última divisão nacional.
O capítulo mais recente aconteceu em 2025. O Ceilândia avançou bem na primeira fase, mas parou nas oitavas diante do Barra. O time catarinense empatou no Abadião, por 1 a 1, ganhou em casa, por 1 a 0 seguiu adiante e carimbou o passaporte para a terceira divisão nas quartas de final diante do Cianorte-PR, repetindo um roteiro que já se tornou conhecido.
– Continua após a publicidade –
Em 2024, o algoz foi o Retrô-PE. A equipe pernambucana derrotou o Brasiliense justamente no “jogo do acesso”, nas quartas de final. O resultado foi traumático para o Jacaré, que mais uma vez bateu na trave. A temporada 2023 foi duplamente cruel para os candangos. Na segunda fase, o time amarelo caiu diante do Athletic, que depois confirmou o acesso. Já nas oitavas, o Ceilândia foi eliminado pelo Caxias, outro a alcançar a Série C.
Em 2021, a Ferroviária chegou na condição de favorita e impediu o avanço do Jacaré ainda no início do mata-mata. E, voltando a 2020, o Mirassol passou pelo Brasiliense nas oitavas e, na sequência, celebrou o acesso. Os times paulistas, inclusive, viveram uma sequência de acessos. Enquanto o primeiro joga a segunda divisão nacional, o segundo brilha na primeira participação na Série A do Brasileirão.
A lista mostra um padrão: o Distrito Federal se tornou um teste de fogo para clubes que sonham em subir, mas superado em seis oportunidades nas últimas seis temporadas. Para os adversários, enfrentar candangos é quase sinônimo de passagem liberada. Para os times locais, a sensação é de que o pedágio ficou caro demais: sempre pago com o preço do sonho adiado.
Times que passaram por candangos e subiram
– Barra-SC: eliminou o Ceilândia nas oitavas de final de 2025;
– Retrô-PE: eliminou o Brasiliense nas quartas de final, o jogo do acesso de 2024;
– Athletic-MG: eliminou o Brasiliense na segunda fase de 2023;
– Caxias-RS: eliminou o Ceilândia nas oitavas de final de 2023;
– Ferroviária-SP: eliminou o Brasiliense na segunda fase de 2021;
– Mirassol-SP: eliminou o Brasiliense nas oitavas de final de 2020.
– Publicidade –