Lanyue é uma nave espacial recém-desenvolvida para levar futuras missões com astronautas chineses à Lua
A China finalizou em 6 de agosto, com sucesso, os testes para pouso e decolagem controlados na Terra de seu módulo lunar tripulado, o Lanyue. A operação representa um avanço significativo no programa espacial do país. As informações são da mídia estatal CGTN.
Segundo a CMSA (Agência Espacial Tripulada da China, em português), essa é a 1ª vez que os chineses realizam um teste de pouso e decolagem extraterrestre de uma nave espacial tripulada. Um pouso do tipo na Lua está planejado para ser realizado antes de 2030.
As simulações foram realizadas em uma instalação especial no Condado de Huailai, na província de Hebei, no norte da China.
De acordo com a agência espacial, os testes validaram o desempenho integrado dos principais sistemas do módulo de pouso, incluindo o esquema de descida e subida, sistemas de controle e desligamento do motor depois do pouso lunar.
Assista (41s):
China has successfully completed a comprehensive test for the landing and takeoff of its manned lunar lander, Lanyue.
The test represents a key step in China’s manned lunar exploration program’s development.
Lanyue has been developed for future manned missions to the moon.… pic.twitter.com/j7bsz1iQWy
— CGTN Europe (@CGTNEurope) August 8, 2025
Huang Zhen, que integra a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, responsável pelo desenvolvimento e lançamento de aeronaves, explicou como funcionam os testes em entrevista à CCTV.
“Por exemplo, durante a fase de lançamento, precisamos verificar sua carga útil. Por isso, realizamos testes mecânicos em larga escala para garantir uma transição suave no ambiente extremamente complexo durante o lançamento. O módulo também orbitará a Lua por um longo período, por isso realizamos diversos testes térmicos para garantir que ele possa suportar o ambiente térmico do espaço cislunar”, disse.
ENTENDA
O módulo lunar Lanyue é uma nave espacial recém-desenvolvida para levar futuras missões tripuladas de exploração lunar da China. Consiste em duas estruturas: um módulo lunar e um de propulsão. É capaz de transportar 2 astronautas, 1 rover lunar (veículo explorador da Lua) e diversas cargas úteis científicas entre a órbita lunar e a superfície lunar.
Segundo a CGTN, o Lanyue também servirá como um centro de atividades habitáveis para os astronautas, atuando como um centro de energia, transmissor de dados e alojamento, permitindo estadias lunares prolongadas e operações na superfície.