A Arte de Ensinar: A Jornada de uma Professora

A profissão de professor da educação básica é uma das mais importantes e desafiadoras da sociedade. É uma jornada que exige dedicação, paixão e habilidade para inspirar e educar crianças e jovens. Neste artigo, vamos explorar a vida de uma professora e as suas responsabilidades, desafios e recompensas, alegrias que competem a profissão de educar.
Uma professora é muito mais do que alguém que simplesmente transmite conhecimento em uma sala de aula. É uma educadora, uma mentora, uma conselheira, uma influencer e uma amiga. Todos os dias, as professoras enfrentam desafios diversos para ajudar seus estudantes a crescer e se desenvolver. Um misto de mãe, tia, colega de quarto, irmã mais velha, confidente, psicóloga, teatróloga, relações públicas e tantos outros cargos que permeiam a atividade de um professor regente de classe.
Como um exercício semanal e diário, os professores precisam criar planos de aula atraentes e eficazes para transmitir conhecimento e habilidades aos seus estudantes.
Os professores devem ser capazes de adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades específicas de cada um, o que pode ser um desafio em salas de aula pequenas, cheias e nem sempre com ventilação e, ou mobiliário adequado.
Para aferição dos resultados da aprendizagem de um período de 1 ou 2 meses de ensino, os professores precisam avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo para ajudá-los a melhorar. Escrever relatórios, preencher boletins, entregar para a coordenação pedagógica, submeter à direção da escola e por fim, apresentar aos pais.
Semanalmente os professores precisam trabalhar em equipe com outros professores e outros profissionais da educação para desenvolver planos de ensino e avaliar o rendimento dos alunos. Momentos como esses são chamados de reunião de planejamento pedagógico.
Além das responsabilidades diárias, os professores também participam de festas e comemorações escolares, que são uma parte importante da vida escolar. Essas atividades ajudam a criar um senso de comunidade e a promover a socialização entre os estudantes. Os exemplos são inúmeros: baile de carnaval, comemoração da páscoa, dia das mães, dos pais, festa da família, festa junina, semana do folclore, festa da primavera, jogos internos, semana da criança, dia da consciência negra, dia de ação de graças e não menos importante, a cantata de natal. Ufa! É sabido por todos, que como eu, já atuaram no ensino fundamental das séries iniciais, que cada um desses eventos exemplificados acima demandam uma energia física e artística bastante considerável para com todos os atores da instituição de ensino. Ensaios, murais, vestimentas, convites, propaganda e muita disposição para ensinar com os temas transversais e toda a euforia que os eventos causam nos estudantes.
Os professores ajudam a organizar e participar de festas e atividades que celebram essas datas importantes. Todavia, já ouvi dizer que muitas escolas parecem um grande barracão de escola de samba com todos os seus adereços correlatos aos eventos sendo construídos com brilho, cartolina e papel emborrachado (glitter e EVA).
Em diversas escolas sem distinção se públicas ou particulares, há as aulas, passeio para teatro, museus, parques, entre outros locais de relevância histórica e pedagógica para a educação. Ainda há as viagens de final de ciclo como 5º ano, 9º ano e 3º ano de ensino médio. Todas essas atividades extracurriculares demandam um planejamento, uma execução e uma avaliação no retorno.
Para que um professor seja eficaz em sua atuação docente, é fundamental estar sempre atualizado e disposto a aprender. Os professores precisam estar cientes das últimas tendências e tecnologias educacionais, bem como das necessidades específicas de seus alunos. Tik tok, instagram, com suas trends e dancinhas que o digam.
Os professores periodicamente participam de cursos de formação para melhorar suas habilidades e conhecimentos. Além da troca de experiências, os professores podem compartilhar ideias com outros professores para melhorar a prática educacional.
A profissão de professor pode ser desafiadora, especialmente em um mundo em constante mudança. No entanto, as recompensas são inúmeras. Ver os alunos aprendendo e descobrindo o mundo, crescendo como futuros profissionais de sucesso, fazem uma diferença positiva na vida das crianças e jovens, e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes são apenas algumas das razões pelas quais os professores continuam e amam o seu trabalho.
Os desafios enfrentados pelos professores são inúmeros. As recompensas também. Resta saber como manter a balança equilibrada entre os dois lados.
Os professores são verdadeiros heróis da educação, que dedicam suas vidas à arte de ensinar e inspirar. Felizes os estudantes que reconhecem o valor dos professores que os ajudaram a caminhar no início da sua jornada.

Adriana Frony, professora, administradora, especialista em gestão escolar, mídias sociais, mestranda em ciências da educação, escoteira, palestrante e mentora com mais de 30 anos de experiência na educação, dedicou-se a transformar a aprendizagem em uma experiência alegre e significativa para seus alunos. Acredita que educar é um ato de coragem e amor, que deve ser vivido com liberdade e criatividade. Contato: espacodeaprendizagemintegrada@gmail.com

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *