Cantor, de 23 anos, realizou contou nas redes sociais que realizou a intervenção por recomendação de fonoaudiólogo
Na última terça-feira (12/8), João Gomes revelou que passou por uma cirurgia para remover o freio da língua. O procedimento, conhecido como frenectomia, foi indicado por seu fonoaudiólogo para melhorar a desenvoltura do artista na carreira musical. O portal LeoDias conversou com especialistas que detalharam a intervenção médica realizada pelo cantor.
Segundo a dentista Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, a cirurgia é “simples e eficaz”: “Tem como objetivo corrigir a anquiloglossia, conhecida como “língua presa”. A condição, quando bem diagnosticada, pode ser tratada de forma eficiente por especialistas que atuam em conjunto com fonoaudiólogos, consultores de amamentação e osteopatas”, explicou ela.
Veja as fotos

João Gomes faz cirurgia na línguaReprodução/Instagram @joaogomescantor

João Gomes comemora 23 anosReprodução/Instagram @joaogomescantor

João Gomes no Prêmio da Música BrasileiraFoto/Portal LeoDias

João Gomes recebeu bronca de IveteReprodução/Multishow

Portal LeoDias
A dentista destacou que existem técnicas modernas para realizar o procedimento de forma rápida e praticamente sem sangramento: “Apesar de simples, exige um profissional experiente e atento a protocolos multidisciplinares. Cada paciente deve ser avaliado de forma individual para um diagnóstico preciso e para definir o melhor momento da intervenção”, ressaltou.
O diagnóstico, segundo Ilana, pode ser feito ainda nos primeiros dias de vida por meio do “teste da linguinha”. Quando identificada já em fase adulta, pode prejudicar a qualidade de vida: “Em adultos, pode provocar ronco, apneia do sono, dores na ATM, nos músculos das costas e pescoço, entre outros sintomas”, pontuou.
Já Diego Rocha Moreira, cirurgião cabeça e pescoço do Hospital Albert Sabin, enfatizou os benefícios que o procedimento traz para os pacientes: “Melhora da amamentação e do ganho de peso em lactentes, a melhora da articulação da fala, especialmente nos sons /l/, /t/, /d/, /n/ e /r/, o aumento da mobilidade da língua, favorecendo mastigação e deglutição, e a melhoria da higiene oral, com maior alcance para limpeza da face lingual dos dentes inferiores. Em casos ortodônticos, o procedimento também contribui para a estabilidade dos resultados.”
O cirurgião garantiu que a recuperação é rápida e na maioria das vezes, tranquila: “De 3 a 7 dias para a cicatrização inicial e de 3 a 4 semanas para a recuperação funcional completa. Pode haver edema e desconforto leve, que normalmente são controlados com analgésicos simples”, esclareceu.
Diego Rocha Moreira orientou que a remoção do freio da língua pode ser realizada em qualquer idade: “O momento ideal depende do caso. Em recém-nascidos com impacto na amamentação, a intervenção precoce é preferível; na infância, deve ser feita antes da consolidação de hábitos de fala incorretos; e, em adolescentes e adultos, é indicada quando persistem queixas funcionais. Em todas as idades, o acompanhamento fonoaudiólogo antes e após a cirurgia é essencial para otimizar os resultados”, concluiu.