– Continua após a publicidade –
O último fim de semana foi de história para o futebol do Distrito Federal! Na tarde de sábado (9/8), o Ceilândia recebeu o Água Santa pela partida de volta da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Após o confronto ficar empatado em 1 a 1 na ida, realizado em Diadema-SP, o Gato Preto precisava de uma simples vitória para carimbar a classificação. Com o triunfo pelo placar mínimo, o clube da capital federal quebrou um tabu que durava quase quatro décadas.
Após 36 anos, uma equipe do quadradinho eliminou um time de São Paulo em uma fase mata-mata. O tabu foi quebrado depois do Ceilândia eliminar o Água Santa na Série D, após triunfar no placar agregado por 2 a 1. A primeira vez que DF e SP se enfrentaram em uma fase mata-mata foi na Copa do Brasil de 1989, quando Tiradentes e Corinthians se enfrentaram pelas oitavas de final. O Timão eliminou o clube do quadradinho.
A partir daí, Distrito Federal e São Paulo se enfrentaram em 16 oportunidades, com as equipes paulistas se dando melhor em todas as partidas de mata-mata. Os duelos foram válidos pela Copa do Brasil, Série C e D do Campeonato Brasileiro. Além do Tiradentes, outros representantes da capital do país, como Taguatinga, Gama, Dom Pedro, Brasiliense, Brasília e Ceilândia acumularam eliminações para Novorizontino, XV de Piracicaba, Palmeiras, Ponte Preta, São Paulo, Santos, Guarani, Bragantino, Oeste, Mirassol e Ferroviária. O levantamento dos dados estatísticos foi feito por dan_bsb (user do twitter), torcedor que acompanha o futebol do Distrito Federal, e confirmado pelo DDE.
– Continua após a publicidade –
Clique e saiba mais
❌️ Tiradentes 1-5 Corinthians – Oitavas da Copa do Brasil 1989
❌️ Taguatinga 2-4 Novorizontino – Oitavas da Série C 1994
❌️ Gama 1-2 XV de Piracicaba – Semifinais da Série C 1995
❌️ Gama 0-6 Palmeiras – 16 avos da Copa do Brasil 1999
❌️ Dom Pedro 1-6 Ponte Preta – 2ª fase da Copa do Brasil 2000
❌️ Gama 0-2 Ponte Preta – 2ª fase da Copa do Brasil 2001
❌️ Brasiliense 2-3 Corinthians – Final da Copa do Brasil 2002 🥈
❌️ Gama 3-6 São Paulo – 2ª fase da Copa do Brasil 2003
❌️ Brasiliense 2-3 Santos – Oitavas da Copa do Brasil 2006
❌️ Brasiliense 2-3 Guarani – 2ª fase da Copa do Brasil 2012
❌️ Gama 0-3 Santos – 3ª fase da Copa do Brasil 2016
❌️ Brasília 0-2 Bragantino – 1ª fase da Copa do Brasil 2016
❌️ Brasiliense 1-1 Oeste – 1ª fase da Copa do Brasil 2018
❌️ Brasiliense 2-5 Mirassol – Oitavas da Série D 2020
❌️ Gama 1-2 Ponte Preta – 1ª fase da Copa do Brasil 2021
❌️ Brasiliense 0-1 Ferroviária – 16 avos da Série D 2021
❌️ Ceilândia 0-1 Santos – 1ª fase da Copa do Brasil 2023
**A listagem apresente o placar agregado dos confrontos. Alguns tiveram apenas um duelo
A quebra do Tabu pelos times do DF
O confronto entre Ceilândia e Água Santa começou com muita expectativa por parte da torcida. Filas longas se formaram fora do Estádio Abadião horas antes da partida. A diretoria promoveu uma ação, com um kit contendo camisa, copo, bebida e ingresso. Isso atraiu muitos torcedores, que encheram e fizeram uma linda festa dentro da praça esportiva. O público foi de 3.200 pessoas, que pintaram de preto e branco na tarde de sábado (9/8).
Em campo, os primeiros 45 minutos foram muito tensos, com poucas chances para ambas as equipes. O segundo tempo foi um pouco melhor, com o Ceilândia perdendo algumas chances e o Água Santa tentando responder. Porém, nos minutos finais da partida, Tarta cobrou falta de longe, a bola encobriu o arqueiro adversário e morreu no fundo das redes: 1 a 0. O placar mínimo era o que o Gato Preto precisava. O miado do felino deixou o Netuno sem reação, colocando mais uma vez o time do DF nas oitavas de final da Série D.
– Publicidade –