Hugo Motta enviou todas as representações para Corregedoria da Câmara; Acusados podem ter mandatos suspensos
O número de parlamentares denunciados por obstruírem a Câmara dos Deputados, nos dias 5 e 6 de agosto, chegou a 15, nesta sexta-feira (8/8). O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) decidiu enviar as denúncias para análise na Corregedoria da Câmara. Os primeiros a serem denunciados, no início da noite, foram: Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS), Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Zé Trovão (PL-SC). Entretanto, e logo após, uma “enxurrada” de representações, a maioria dos partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomou conta da mesa diretora. Ao todo, nove requerimentos solicitando punições aos manifestantes foram protocolados e envidados para a Corregedoria.
“A fim de permitir a devida apuração do ocorrido, decidiu-se pelo imediato encaminhamento de todas as denúncias à Corregedoria Parlamentar para a devida análise”, informou a mesa diretora da Câmara.
Veja as fotos

Obstrução na Câmara dos Deputados; na foto, parlamentares como Mario Frias e Marcel Van HattemReprodução: Instagram/@mariofriasoficial

Coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (5/8) para anunciar “pacote da paz”Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (5/8) para anunciar “pacote da paz”Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Internet Reprodução
Se as representações forem julgadas, os deputados acusados podem ser punidos com suspensão de mandato, por até seis meses. Os campeões de denúncias de obstrução dos trabalhos da Câmara foram: Nikolas Ferreira; Marcos Pollon; Marcel van Hattem e Zé Trovão, todos com duas ocorrências, cada.
A partir de agora, a Corregedoria da Câmara vai emitir parecer sobre cada uma das representações. Se a denúncia for aceita pela Corregedoria, ela será encaminhada para o Conselho de Ética da Casa.
Saiba quem foi denunciado:
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Júlia Zanatta (PL-SC)
- Marcel van Hattem (NOVO-RS)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Zé Trovão (PL-SC)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- Zucco (PL-RS)
- Allan Garcês (PP-MA)
- Caroline de Toni (PL-SC)
- Pr. Marco Feliciano (PL-SP)
- Domingos Sávio (PL-MG)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
O PL também apresentou representação contra a deputada Camila Jara (PT-MT), sobre o caso do empurrão em Nikolas Ferreira. O caso também foi para a Corregedoria.




