Presidente da República concedeu entrevista à Reuters e disse que vai elaborar estratégias contra a taxação de Trump com os Brics
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (6/8), que não ligou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por acreditar que não vai ser atendido e, também, que faria diferença sobre a taxação dos produtos brasileiros.
“Pode ter certeza de uma coisa: o dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar”, disse Lula à agência de notícias Reuters.
Veja as fotos

“Vou ter a gentileza de ligar para o Trump”, declara Lula sobre a COP30Reprodução/TV Gov

Internet Reprodução

Reprodução Internet

Reprodução / Jose Cruz/ Agência Brasil
O presidente Lula disse, ainda, que vai buscar alternativas ao tarifaço de Trump junto aos países integrantes do Brics.
“Vou tentar fazer uma discussão com eles sobre como é que cada um está dentro da situação, qual é a implicação que tem em cada país, para a gente poder tomar uma decisão”, anunciou.
O tarifaço de Trump passou a valer nesta quarta-feira (6/8), com cobrança de 50% a mais de impostos sobre os produtos brasileiros que entrarem nos EUA. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o tarifaço vai ter efeito sobre 36% das exportações brasileiras ao EUA.