Confusa e tocada, a mãe do empresário acordará sem saber ao certo o que aconteceu; já o público, por outro lado, entenderá que se tratou de uma despedida
Depois de sua morte trágica em “Dona de Mim”, Abel (Tony Ramos) volta a aparecer nos próximos capítulos da novela das sete da Globo em uma sequência comovente: o personagem surge em um sonho de Rosa (Suelly Franco), sua mãe, para uma última conversa repleta de afeto e despedida. A cena é carregada de emoção e traz algumas das falas mais tocantes da trama até agora.
No sonho, Abel pede perdão à mãe: “Mãe, me perdoe. Por não ter conseguido ser tudo o que você e o papai tinham imaginado pra mim”. Rosa, comovida, responde com palavras que sintetizam o amor incondicional de mãe:
“Meu amor, você foi, você é muito mais do que eu e o Josef imaginamos. […] Você foi tão além de tudo o que nós sonhamos”.
A conversa segue com reflexões sobre legado e aprendizado: “Aprendi muito com você, minha mãe. Não sei se consegui transmitir todo esse conhecimento para os meus filhos, mas eu tentei”, diz Abel. Rosa o encoraja: “E pode continuar tentando. Sempre existe uma oportunidade.”
No trecho mais íntimo do diálogo, Abel se despede com gratidão: “Sim, mas não pra mim. Não como antes. Por isso, minha bubbale mame, sou eu que te agradeço, por tudo e por todos os dias que vivemos juntos”.
Rosa o abraça e completa: “Sabe, filho, é por isso que você é o meu porto seguro, e é você que vai ser responsável por mim. Já deixei tudo certo com a Rebeca (Silvia Pfeifer)”.
A sequência atinge seu ápice quando Abel revela, com suavidade: “Mãe… Rebeca também foi embora”. Ao ser questionado sobre para onde, ele não responde. Em vez disso, conduz a mãe até a cama com carinho: “Durma bem, mamãe. Que a senhora durma o sono da paz e acorde amanhã para mais um dia”.
Confusa e tocada, Rosa acorda sem saber ao certo o que aconteceu. O público, por outro lado, certamente entenderá que se tratou de um adeus profundo — e inesquecível.