O esforço para fazer crescer uma carteira de investimentos pode ser comparado ao trabalho de criação de conteúdo para redes sociais. Ambas as atividades exigem um nível de dedicação e comprometimento para alcançar o sucesso.
A Expert XP 2025 trouxe nesta sexta-feira (25) o ator e comediante Fausto Carvalho, criador do personagem “Jorginho/Menzinho da Faria Lima”, Pablo Spyer, CEO da Vai Tourinho e apresentador da Jovem Pan, e Roberto Indech, head de Relações Institucionais de Renda Variável da XP, para debater sobre a vida dos influenciadores do mercado financeiro no painel “A vida de um influenciador no mercado financeiro”.
No caso dos convidados, o grande foco está no humor e na capacidade de trazer leveza a assuntos mais desafiadores.
Continua depois da publicidade
Para Pablo Spyer, alguns aspectos são essenciais para que o trabalho seja frutífero. “Disciplina, consistência, conseguir agregar valor (…) O pessoal não vê o trabalho que há por trás de um vídeo de dois minutos”, disse. Spyer acredita que é importante estudar o momento atual e buscar conhecimento para traduzir as informações de forma leve e divertida para o público das redes.
Com um milhão de seguidores no Instagram, Spyer carrega seu bordão “Vai, tourinho!” há anos, mas se consolidou durante a pandemia de Covid-19, quando começou a se aprimorar e decidiu que seu objetivo seria levar um sorriso para as pessoas angustiadas em casa.
Na mesma linha, o comediante Fausto Carvalho também queria arrancar risadas do seu público durante a pandemia e criou seu personagem mais famoso. Jorginho da Faria Lima foi feito para ser respeitoso com quem vive aquela realidade, com piadas neutras e amplas, o que ocasionou todo o sucesso; seu público vai de C-Levels a jogadores de futebol como Neymar, além de crianças.
Continua depois da publicidade
Humanização
O impacto de Carvalho foi grande, e o ator vê sua história com orgulho. “O Guilherme Benchimol me falou: ‘Você conseguiu humanizar a Faria Lima’”, contou. Ele já ultrapassou a marca de 4 milhões de seguidores no Instagram, foi embaixador de marcas como Lacoste e Reserva, e hoje trabalha com a XP Investimentos.
Ele destaca que a intenção não é caçoar de ninguém, não há palavrões ou piadas de duplo sentido. “Tem horas que a gente precisa saber dos limites, é uma linha muito tênue”, explica.
Além do humor, Jorginho da Faria Lima “tira a peruca” para falar de assuntos sérios, como saúde, esporte e cuidados com o corpo. O comediante acredita que esse tipo de influência é a que deve ser mais valorizada. “[Para] levar ao ser humano que somos, além do personagem”, disse.
Continua depois da publicidade
Spyer reforça que o público das redes sociais também é um tipo de cliente, e por isso é necessário o mesmo comprometimento e dedicação. “Quem trabalha com isso sabe que precisa estar sempre estudando, atualizado com o que está acontecendo, para agregar valor ao seu público”, concluiu.