China critica Canadá por nova barreira comercial no aço

Empresas chinesas foram afetadas por medida canadense para blindar sua indústria após tarifa dos EUA

O Ministério do Comércio da China criticou a estratégia adotada pelo governo do Canadá para proteger sua indústria do aço depois da taxação de 50% das importações de metais canadenses pelo governo dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou na 5ª feira (17.jul) que vai reduzir pela metade as cotas de importação livres de impostos para produtos de aço. As compras que ultrapassarem as novas cotas serão taxadas em 50%.

O que desagradou ainda mais o governo chinês é que a contramedida canadense também impôs uma taxa de 25% em produtos que contêm aço fundido na China. Ou seja, produtos de aço fundido que tenham passado pelo processo no país asiático serão taxados em uma alíquota extra.

Segundo o governo chinês, essa medida do Canadá contraria as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio) e prejudica os interesses chineses. Para a China, trata-se de uma proposta “tipicamente protecionista”.

“A prática do Canadá é irracional, ilegal e inútil, e prejudicará seriamente a cooperação econômica e comercial normal entre a China e o Canadá”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio chinês.

A China informou que tomará “as medidas necessárias” contra produtos canadenses se o governo de Carney não retirar a taxação contra produtos que contenham aço fundido chinês.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *