Condado de Kerr foi o mais atingido pelo temporal desde a 6ª feira (7.jul), onde ao menos 11 pessoas estão desaparecidas e mais de 80 morreram
Subiu para 104 o número de mortos após as enchentes que atingiram o Estado do Texas (EUA) no fim de semana. Entre as vítimas há pelo menos 28 crianças, a maioria no acampamento Camp Mystic, no Condado de Kerr. O número foi confirmado por autoridades locais à CNN International.
O Condado de Kerr foi o mais atingido pelas fortes chuvas que caem desde 6ª feira (4.jul). Na região, ao menos 11 pessoas estão desaparecidas, a maioria também ligada ao acampamento.
Veja o número de mortos por condado:
- Condado de Kerr: 84 mortos, 11 desaparecidos;
- Condado de Travis: 7 mortos, 10 desaparecidos;
- Condado de Kendall: 6 mortos;
- Condado de Burnet: 4 mortos, 2 desaparecidos;
- Condado de Williamson: 2 mortos, 1 desaparecido;
- Condado de Tom Green: 1 morto.
O Serviço Nacional de Meteorologia de Austin manteve um aviso de possível inundação até esta 2ª feira (7.jul) para partes da região central do Texas. O Estado permanece em alerta máximo.
A NWS (National Weather Service) também emitiu um aviso informando que os rios San Saba e Llano estão em nível elevado e com previsão de atingir o estágio de inundação até 4ª feira (9.jul).
A Casa Branca afirmou que a previsão do tempo foi reforçada e que alertas foram emitidos com antecedência, mas parte da população dormia quando os avisos chegaram.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), expressou solidariedade às vítimas e anunciou a colaboração do governo federal com autoridades locais e estaduais. Ele deve visitar a região na 6ª feira (11.jul).