Deputados tentam barrar decreto que muda regras do BPC

Congressistas apresentam projetos contra medida que inclui Bolsa Família no cálculo da renda familiar para concessão do benefício

Deputados protocolaram PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) para anular a decisão do governo que inclui valores do Bolsa Família no cálculo da renda familiar para concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Ao todo, foram 6 congressistas que apresentaram projetos: Filipe Barros (PL-PR), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Duarte Jr. (PSB-MA), Helio Lopes (PL-RJ), Daniela Reinehr (PL-SC) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), que só visa à derrubada trecho que inclui o Bolsa Família no cálculo da renda mínima.

A equipe econômica do governo justificou a mudança pela necessidade de controlar o crescimento das despesas relacionadas ao BPC, benefício que garante um salário mínimo por mês a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

O decreto modificou os critérios para concessão do benefício. Conforme as regras do BPC, o solicitante deve pertencer a uma família com renda per capita máxima de 1/4 do salário mínimo. A inclusão do Bolsa Família nesse cálculo aumenta a possibilidade de famílias ultrapassarem o limite estabelecido.

Eis a íntegra dos PDLs protocolados:

Os projetos de decreto legislativo serão analisados pelo Congresso Nacional. Se aprovados, poderão suspender os efeitos do decreto presidencial, retornando aos critérios anteriores para concessão do BPC.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *