Notícias

Endividamento de famílias brasilienses cresce novamente

Está cada vez mais difícil manter as contas em dia para as famílias do Distrito Federal. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em junho, o nível de endividamento na capital cresceu 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, passando de 81,5% para 81,6% no último levantamento divulgado.

Quanto à inadimplência, isto é, as dívidas atrasadas por mais de um mês, o índice atual é de 25,2% no DF. A estatística acende um alerta na capital, uma vez que está apenas 0,3 pontos percentuais mais baixa que o recorde histórico registrado em março deste ano, quando a inadimplência chegou a 25,5%. Em maio, o nível chegou a 24,9%.

Segundo a economista da CNC e coordenadora da pesquisa, Izis Ferreira, a probabilidade do DF ultrapassar março e registrar novos níveis históricos é grande. “Quando analisamos a evolução da inadimplência, vemos que é quase sempre positiva [desde a pandemia]. Isso nos dá um indicativo de que os índices podem aumentar ainda mais no DF. É possível que um novo recorde aconteça sim – é o cenário mais provável, de que a inadimplência cresça”, destacou.

Fonte: Jornal de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *