1º Prêmio Reconhecimento Docente das EFGs destaca projetos de três professores

Três educadores das Escolas do Futuro de Goiás (EFG) foram homenageados por suas abordagens pedagógicas inovadoras no Prêmio de Reconhecimento Docente, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), em colaboração com o Centro de Estudo, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) e a Fundação Telefônica Vivo, em solenidade realizada no auditório da EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia. Os três foram escolhidos entre os 10 finalistas selecionados nas cinco unidades de ensino tecnológico da rede. Thiago Lima Mesquita, da EFG Luiz Rassi, Karla Kahena Rocha Nogueira, da EFG Sarah L. L. Kubitschek de Oliveira de Santo Antônio do Descoberto, e Adalto Alexandre Pereira Sobrinho, da da Escola do Futuro Raul Brandão de Castro de Mineiros apresentaram projetos que conectam teoria e prática, incentivando o protagonismo dos alunos na Educação Profissional Tecnológica. 

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio CETT/UFG.

Os 10 docentes finalistas e suas práticas inovadoras:

Escola do Futuro José Luiz Bittencourt – Goiânia

* Rodrigo de Lemos Souto – Portfólio Web: desenvolvimento de sites temáticos com foco em inclusão, atualidades e tecnologia

* Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva – Olimpíada de Algoritmo

Escola do Futuro Luiz Rassi – Aparecida de Goiânia

* Thiago Lima Mesquita – Empreendendo na Prática: criação de empresas fictícias como ferramenta de aprendizagem em planejamento estratégico

Escola do Futuro Paulo Renato de Souza – Valparaíso

* Robson Barbosa Souza – Aprendendo JavaScript através do To-do List

Escola do Futuro Raul Brandão de Castro – Mineiros

* Adalto Alexandre Pereira Sobrinho – Atividade Baseada em Projetos

* Leonardo Oliveira Cunha – Portal Escolar: práticas em aplicação real

Escola do Futuro Sarah L. L. Kubitschek de Oliveira – Santo Antônio do Descoberto

* Deborah Loiola do Nascimento – Leitura Interativa: tecnologia e protagonismo para reflexão sobre desenvolvimento pessoal e profissional

* Emily Campos Moura Gomes – Do Bit ao LED: lógica booleana com cultura maker e Arduino

* Joarisvaldo Queiroz Martins – Desenvolvimento de produto inovador e sustentável

* Karla Kahena Rocha Nogueira – Missão Vila Tech: RPG educacional integrando soft skills, hard skills e metodologias ágeis.

Thiago Lima, que lidera o projeto Empreendendo na Prática, desenvolveu a ideia de criar empresas fictícias para ensinar conceitos de planejamento estratégico. Ele comenta que essa iniciativa surgiu da vontade de aprofundar o aprendizado dos alunos. “O nosso projeto é uma evolução do próprio plano de curso. Queríamos que eles refletissem, passando por todas as fases de um planejamento estratégico, criando missão, visão, valores e entendendo tanto o ambiente interno como o externo. Uma aluna compartilhou que esse processo melhorou seu relacionamento com os pais. Isso mostra como a educação pode transformar vidas.” 

Kahena Nogueira, por sua vez, se destacou ao criar a Missão Vila Tech, um RPG educativo voltado para o ensino técnico. Motivada por sua vivência como chefe escoteira e por estudos sobre habilidades socioemocionais no mercado tecnológico, ela adaptou os espaços da escola em diferentes fases do jogo. “Meus alunos enfrentavam muitas dificuldades nas habilidades socioemocionais, então criei um RPG que mistura soft skills, hard skills e metodologias ágeis. Dividi a turma em clãs e cada missão ocorria em um ambiente da escola. O mais bonito foi ver alunos desmotivados se transformarem em líderes durante as atividades.” 

Adalto Alexandre implementou uma Atividade Baseada em Projetos, na qual os alunos criaram protótipos reais e publicaram os resultados no GitHub, uma plataforma colaborativa que utiliza controle de versão para hospedar projetos na nuvem, permitindo armazenamento e compartilhamento de código. “Cerca de 90% dos grupos levaram seus projetos para incubação no Serviços Tecnológico e Ambientes de Inovação (STAI) das EFGs. É incrível observar a mudança na postura deles, quando deixamos de ser meros instrutores e passamos a orientá-los enquanto eles fazem. Vemos a metodologia ativa ganhando sentido na prática, e esse protagonismo dos alunos é o que mais me emociona.” 

Na cerimônia, o diretor-geral do CETT/UFG, Moisés Ferreira da Cunha, enfatizou a importância do trabalho dos educadores. “Sou professor há mais de 20 anos e sei o quão desafiador é o nosso papel. Todos os dias buscamos maneiras de inovar para atrair e motivar nossos alunos a continuar estudando. Apenas a educação pode mudar um país, e os professores têm um papel fundamental nesse processo. Esse reconhecimento é merecido e comprova o impacto que vocês têm na vida das pessoas.” 

Alexandra dos Santos, Gerente de EPT e Empregabilidade da Fundação Telefônica Vivo, também destacou a relevância dessa valorização. “Já faz tempo que pensamos em reconhecer o trabalho dos professores, e isso só é possível porque ninguém consegue fazer nada sozinho. Formamos um grupo dedicado a esse edital, cientes de que a educação não acontece sem bons professores. O esforço deles muitas vezes passa despercebido, e esse reconhecimento mostra nosso carinho pelo que é feito em sala de aula.”  

A Superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Secti, Janaína Matagão, também celebrou a dedicação dos educadores. “As Escolas do Futuro de Goiás fazem parte de um projeto estruturante do nosso governo. Nada disso seria viável sem o protagonismo de vocês, que conectam nossos alunos ao futuro do trabalho com competência e criatividade. Este edital surge com um propósito simples, mas poderoso: valorizar práticas que fazem a diferença.” 

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Desde 2021 são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio CETT/UFG. 

*Com informações da Escola do Futuro de Goiás

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