Violência contra a mulher: Celina cria programa Ressignificar. Entenda
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), assinou o decreto que institui o programa Ressignificar – para capacitação de servidores no combate à violência contra a mulher – e um plano local voltado ao tema e à proteção das vítimas. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (11/1), no Palácio do Buriti.
O Ressignificar promoverá cursos de formação e aperfeiçoamento para 100% dos servidores da segurança do Distrito Federal, a fim de capacitá-los a atuar de maneira efetiva em casos que envolvam a violência contra mulheres. “Não será só capacitar, mas acolher. Também vamos discutir sobre saúde mental e condições de trabalho”, declarou Celina.
Na ocasião, a governadora destacou que o DF é a primeira unidade da Federação a ter duas mulheres no comando de forças de segurança – o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar –, bem como a oferecer um auxílio financeiro para órfãos de vítimas de feminicídio. “A causa da mulheres é uma grande causa dos direitos humanos”, completou.
Celina comentou, ainda, sobre o feminicídio contra Tainara Kellen Mesquisa da Silva, 26 anos, assassinada pelo ex-marido Wesly Denny da Silva Melo, 29, nessa quarta-feira (10/1). A polícia procura pelo criminoso. “Estamos fazendo o máximo, mas sei que ainda é pouco, porque continuamos perdendo nossas mulheres”, afirmou a governadora em exercício.