Notícias

Oliveira Junior mente sobre saúde do DF e Águas Lindas

[ad_1]

Dados comprovam que o sistema de saúde do DF atende muito mais pacientes de Águas Lindas do que o inverso, contradizendo o vereador

 

 

O vereador Oliveira Junior, em entrevista à TV Brazil Web nesta terça-feira (1°), mentiu ao afirmar que o sistema de saúde de Águas Lindas de Goiás está sobrecarregado por pacientes oriundos do Distrito Federal (DF). Dados concretos mostram que a realidade é oposta.

 

Entre 2023 e julho de 2024, o sistema de saúde do DF realizou 579.978 procedimentos ambulatoriais para pacientes de Águas Lindas, enquanto o município de Águas Lindas realizou apenas 8.120 procedimentos para pacientes do DF. Isso representa uma disparidade de aproximadamente 71 procedimentos realizados no DF para cada 1 procedimento em Águas Lindas. A maior parte desses procedimentos envolve a entrega de medicamentos de alto custo, um serviço essencial prestado pelo DF, com 515.726 atendimentos no período.

 

Além disso, foram registradas 14.166 internações de pacientes de Águas Lindas nos hospitais do DF, enquanto o sistema de saúde de Águas Lindas registrou apenas 17 internações de pacientes do DF. Essa discrepância impressionante, de 832 internações de Águas Lindas no DF para cada internação de um paciente do DF em Águas Lindas, evidencia o quanto o município depende dos serviços de saúde do Distrito Federal.

 

Os hospitais do DF, como o Hospital Regional de Brazlândia, o Hospital Regional de Taguatinga e o Hospital Universitário de Brasília, são algumas das unidades que mais absorvem essa demanda. Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF atenderam 31.010 pacientes de Águas Lindas, sendo a UPA de Brazlândia responsável por 42% desses atendimentos.

 

Esses dados revelam que é o sistema de saúde do DF que está sobrecarregado com a demanda de Águas Lindas, e não o contrário, como alegou o vereador. O Distrito Federal, inclusive, é responsável por 49% das internações de pacientes que necessitam de leitos hospitalares na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), da qual Águas Lindas faz parte.

 

A gestão do prefeito Lucas Antonietti, da qual Oliveira Junior faz parte, enfrenta sérias críticas, especialmente pela terceirização dos serviços de saúde para aliados políticos, o que gerou um endividamento milionário e uma situação de colapso na saúde local. A pergunta que fica é: o que Oliveira Junior fez pela saúde de Águas Lindas nos últimos quatro anos?

 

 

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *