Notícias

Asfalto no Sol Nascente transforma vidas e promove dignidade

[ad_1]

Asfalto transforma mobilidade e traz dignidade para moradores do Sol Nascente, com investimentos em infraestrutura do GDF

 

 

O asfalto, frequentemente visto como um elemento trivial no cenário urbano, adquiriu um significado profundo para Alessandra Morais de Andrade, moradora da Chácara 142 A, no Sol Nascente. Residente na comunidade há 14 anos, Alessandra se emocionou ao ver a rua onde mora finalmente pavimentada. Para ela, a obra representa muito mais que conforto: é sinônimo de acessibilidade e liberdade, especialmente para seu filho Felipe, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.

“Era impossível ele chegar na esquina por causa dos buracos, e já aconteceu de a cadeira virar e ele cair”, relembra a vigilante de 41 anos. “A chegada do asfalto foi um divisor de águas. Fazíamos esse pedido há anos, e só conseguimos agora, com este Governo do Distrito Federal (GDF).” A nova pavimentação permitiu que Alessandra empurrasse, sem dificuldades, a cadeira de rodas do filho, facilitando o acesso aos serviços básicos de saúde e educação.

Solidariedade e Desafios Superados

Felipe, que frequenta o Centro de Ensino Especial 01, em Ceilândia, contava com a solidariedade do motorista escolar Gabriel Lins e da monitora Brenda Campos para ser buscado em casa. “Havia dias em que eles não conseguiam descer do ônibus para pegá-lo, e meu filho não ia à aula”, relata Alessandra. “Sem o asfalto, ele estava ilhado.”

Hoje, a realidade da família mudou. Além de melhorar a mobilidade, a pavimentação trouxe alívio diante da poeira e da lama que invadiam a casa em dias de chuva. “Um asfalto muda tudo. É uma infraestrutura básica, mas, para quem vivia como a gente, é outra vida.”

Transformações no Sol Nascente

Com mais de 95 mil habitantes, o Sol Nascente/Pôr do Sol passou por profundas mudanças desde que foi elevado à condição de região administrativa, deixando para trás o estigma de “maior favela do país”. “Desde que o governador Ibaneis Rocha criou a 32ª Região Administrativa do DF, a cidade vem se transformando com obras de infraestrutura que fortalecem o senso de comunidade e cidadania”, explica Cláudio Ferreira, administrador regional.

Desde 2019, o GDF já investiu mais de R$ 630 milhões em obras na cidade, incluindo a pavimentação de ruas e avenidas, e melhorias nos serviços públicos.

A pavimentação é apenas uma parte dos esforços do GDF para melhorar a qualidade de vida na cidade. Um dos maiores desafios é solucionar os problemas de enxurradas e alagamentos durante as chuvas. Para isso, uma rede moderna de drenagem de águas pluviais está sendo instalada, incluindo bacias de retenção e galerias de concreto.

Além disso, o governo está investindo mais de R$ 60 milhões em saneamento básico. A cidade já conta com 259 km de rede de esgoto e 177 km de rede de água, atendendo mais de 90 mil moradores. Atualmente, 95% dos lares possuem abastecimento regular de água e 20 mil imóveis contam com ligações de esgoto legais.

“Cada metro de pavimento é mais do que asfalto. É dignidade e esperança para quem mais precisa”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. “Nosso compromisso é garantir que essa transformação chegue a todas as famílias, melhorando as condições de vida de toda a comunidade.”

Com essa infraestrutura integrada, o Sol Nascente avança em direção a um futuro mais digno para seus moradores. A construção de seis estações elevatórias de esgoto bruto (EEBs) e o abastecimento eficiente reforçam o compromisso do governo em transformar a realidade da região.

Alessandra, como tantas outras pessoas, vê nessa nova fase a oportunidade de recomeçar. “O asfalto trouxe mais do que mobilidade para a minha família; trouxe dignidade”, celebra.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *